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2011 – Gincana Virtual EBEP

Ano
2011

Cliente
SENAI-BA. Projeto contemplado no 1º Edital do Programa Inovação com Tecnologias Educacionais promovido pelo Departamento Nacional do SENAI

Público-alvo
Alunos do Programa de Educação Básica e Educação Profissional – EBEP

Objetivo
Desenvolver nos docentes e alunos do SENAI e do SESI a cultura dainovação na educação, viabilizando a utilização das TIC’s e seu potencial pedagógico de criação, colaboração e produção de conhecimento. Dessa forma, esse projeto prevê a concepção de uma Gincana Virtual que utilizará jogos digitais educativos e recursos de internet no ensino articulado EBEP, tendo como principais focos a criação da metodologia da Gincana Virtual e a criação do ambiente virtual e jogos digitais educativos.

Metodologia
A Gincana acontece de forma integrada ao ensino presencial, mobilizando professores e alunos em uma competição de aprendizagens e trocas de experiências. O professor participa da elaboração da dinâmica da gincana tendo a oportunidade de ressignificar o uso das TIC´s e das ferramentas da internet, relacionando-as ao conteúdo programático e aprendendo a interagir com elas, contribuindo para o seu letramento digital. Por outro lado, o aluno tem a oportunidade de desenvolver a competência de colaboração, de aprender de forma lúdica e, sobretudo, de perceber que o uso das TIC’s pode se dar em beneficio de sua aprendizagem.

A Gincana tem como premissa a metodologia de formação por competência e, dessa forma, realiza um trabalho multidisciplinar envolvendo os professores das disciplinas no sentido de realizar o mapeamento das competências a serem desenvolvidas e o relacionamento com as tarefas. As tarefas são baseadas na produção de conteúdo e jogos digitais e estão embasadas em conteúdos das disciplinas de matemática, português, física, química e informática de forma que os alunos precisam mobilizar seus conhecimentos e habilidades para realizá-las.