Close

2012 – Alfabetização Interativa

Ano
2012

Modalidade
Game

Cliente
SESI-EJA (Educação de jovens e adultos)

Público-alvo
Trabalhadores da área da construção civil na faixa etária entre 35 e 60 anos.

Objetivo
Através de jogo educativo, alfabetizar jovens e adultos trabalhadores da Construção Civil, promovendo a inserção destes no universo digital, familiarizado-os com o computador e seus periféricos.

Metodologia
O jogo possui uma linguagem simples, objetiva e intuitiva, dotado de técnicas de produção (locução, recursos visuais e interatividade) que auxiliam o aluno durante a resolução dos desafios.

Como os alunos estão em processo de aquisição da leitura e escrita, foi utilizada a letra maiúscula de imprensa, facilitando a identificação da grafia da letra pelo aluno. Por isso a importância de explorar situações que envolvam a utilização deste tipo de escrita (placas, cartazes de sinalização na obra), situações que envolvam a construção destes.

Com o intuito de aproximar o jogo da realidade vivenciada pelo aluno, foram criados dois personagens principais, que são trabalhadores da área de Construção Civil e que fazem parte de todo o enredo da história do jogo.

A cada desafio ultrapassado, o personagem avança no cenário, adquirindo pontos e bônus para que possa ser promovido em seu emprego. Além dos conteúdos relacionados à Alfabetização que dizem respeito ao reconhe-cimento de sílabas e palavras, há também associações entre imagem, som e palavras. Os desafios contemplam atividades relacionadas à conteúdos transversais, como dicas para uma boa apresentação pessoal, de que forma se portar no emprego, como se vestir adequadamente, aprender a montar um currículo e outras informações que possam agregar conhecimento a formação dos trabalhadores