Close

2020 – VALE Operador Mantenedor

Modalidade
Híbrido (EAD/Aulas remotas)

Cliente
VALE

Público-alvo
Empregados Operadores de Usina de Pelotização.

Objetivo

Capacitar Empregados Operadores de Usina de Pelotização para atuação futura no cargo de Operador Mantenedor, visando continuidade e a disponibilidade de máquinas e equipamentos de produção para a sustentabilidade do negócio e antecipação aos riscos.

Recursos de Aprendizagem: Aulas remotas síncronas apoiada pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e material didático customizado e enriquecido por objetos de RA (Realidade Aumentada), que agregaram valor ao sobrepor objetos modelados em 3D sobre ilustrações bidimensionais. O AVA contou ainda com simuladores e seções de gamificação com o uso do Kahoot.

Resultados: Alta adesão e ótimo resultado de aprovação com 87% da turma certificada. O índice de satisfação dos alunos foi de 90,2%, o que gerou gratificação na equipe técnico-pedagógica e da VALE.

O projeto se transformou no Programa de Formação Profissional da VALE em setembro do mesmo ano. Baseado nos bons resultados da 1ª turma de Operador Mantenedor, a 2ª turma foi iniciada, agora sobre a coordenação da FIRJAN. Assim como o portfólio de cursos foi expandido para mais 6 (seis) novos cursos, sendo eles Mecânica, Soldador, Eletricista, Operador de Usina, Operador de Mina e Operador de Equipamento. Mais de 320 colaboradores da VALE serão formados até fevereiro de 2021.