Close

2011 – AVA Pessoas com Deficiência Auditiva

Modalidade

Presencial mediado por tecnologia
Cliente

SENAI-BA. Projeto contemplado pela FINEP como resultado do Prêmio FINEP de Inovação.

Público-alvo

Pessoas com deficiência auditiva

Objetivo

Customizar um ambiente virtual de aprendizagem acessível para pessoas com deficiência auditiva, permitindo que essas pessoas possam realizar cursos a distância independente de sua deficiência.
Metodologia
O curso é composto por cinco unidades de estudo: Sistema Operacional Linux com distribuição Ubuntu 11.04, e os aplicativos do “Open Office” – Editor de texto (Writer), Editor de Apresentação (Impress), Planilha Eletrônica (Calc) e Internet (Mozilla Firefox).
O conteúdo foi elaborado com base na metodologia dos Desafios, organizado em lições, com o intuito de desenvolver competências a partir da resolução de problemas reais do cotidiano dos alunos, sua cultura, relacionados ao uso da informática na atualidade e a partir da mobilização dos conteúdos e recursos organizados em lições.
O curso terá caráter teórico e prático. Na teoria, estarão disponíveis no sistema as informações sobre recursos e ferramentas dos aplicativos em formato de texto e de vídeo com tradução em Libras. Em relação à prática, as atividades serão realizadas a partir das lições estudadas, tanto com questões objetivas quanto subjetivas, para que os alunos desenvolvam habilidades na utilização das ferramentas dos programas.