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2006 – Turma do Claudinho

Modalidade
Game

Cliente
SENAI Bahia. Projeto contemplado em Edital da FINEP

Público-alvo
Alunos de 14 a 17 anos, cursando Ensino Médio na Rede Pública Estadual de Educação da Bahia

Objetivo
O objetivo do projeto foi o de desenvolver um jogo eletrônico contextualizados na realidade
do público-alvo, com fins educativos, a ser utilizados em escolas do ensino médio público e dos Cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI.

Metodologia

Com o intuito de elaborar um jogo eletrônico que simule um mundo real, estimulando o usuário, de forma lúdica, a produzir conhecimento pela exploração interativa dos ambientes virtuais, de forma a incentivar a prática da pesquisa, o raciocínio lógico, o trabalho em grupo, a liderança, o senso crítico e a produção autônoma do saber, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades características da cibercultura, como a interatividade, o hipertexto e a multimídia. Nesse sentido, nasceu “A Turma do Claudinho”, um jogo eletrônico educacional que acompanha o aluno no decorrer de todas as semanas do curso, sensibilizando-o tanto para a exploração dos ambientes do jogo e para as situações enfrentadas pelos seus personagens, quanto para a participação frequente no portal Moodle e maior atenção e participação interativa nos quadros do programa de TV.