Close

Projeto de capacitação entre Brasil e Marrocos realiza primeira reunião do comitê gestor em Casablanca

A primeira reunião do Comitê Gestor do projeto “Fortalecimento institucional do Escritório de Formação Profissional e Promoção do Trabalho (OFPPT) do Marrocos em e-learning” acontece em Casablanca, Marrocos, de 29 janeiro a 02 de fevereiro.

A cerimônia de abertura do encontro, na sede do Escritório de Formação Profissional e Promoção do Trabalho (OFPPT), em 29 de janeiro corrente, contou com a participação de representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), instituição brasileira implementadora da iniciativa, além de representantes marroquinos do OFPPT e do Ministério da Inclusão Econômica, da pequena empresa, do emprego e de formação de competências, ao qual o OFPPT é vinculado.

Contexto

O desenvolvimento de disciplinas para cursos superiores de técnicos especializados na área de engenharia mecânica do OFPPT constitui um dos objetivos da iniciativa. O governo marroquino identificou necessidade de capacitar, de maneira contínua, em onze módulos diferentes de formação, a serem realizados na modalidade e-learning, e solicitou demanda de cooperação.

A implementação do programa de formação em engenharia mecânica por parte do OFPPT prevê a inscrição anual de cerca de 2.900 estudantes, distribuídos em diferentes especialidades. O SENAI se encarregará da elaboração do conteúdo dos 11 módulos propostos, dos materiais didáticos, bem como demais recursos necessários à execução do programa.

Haverá investimento na preparação de formadores para que possam atuar, no futuro, como multiplicadores em outras iniciativas impulsionadas pelo OFPPT. Para tanto, o SENAI oferecerá, igualmente, um módulo de conexão digital, com vistas a apoiar a equipe do OFPPT na operacionalização do programa.

 

Fonte: Projeto de capacitação entre Brasil e Marrocos realiza primeira reunião do comitê gestor em Casablanca