Close

Gerdau

Ano
2011

Modalidade
Simulador 3D

Cliente
GERDAU / USIBA

Projeto desenvolvido em parceria com a área de processos de fabricação SENAI CIMATEC

Objetivo
Desenvolver procedimentos operacionais e um simulador com foco no treinamento dos colaboradores da GERDAU, alinhado com as normas, a metodologia e os conteúdos rela-tivos à Troca de Canais de Laminadores de Desbaste e Intermediários.

Metodologia
Os pressupostos teóricos que nortearam o desenho educacional do trabalho foram concebidos numa visão integrada e complementar, utilizando o uso do princípio da contextualização dos conteúdos e de tecnologias da comunicação e informação.

O Simulador engloba os conteúdos de Troca de Canais do Desbaste e Intermediário de Laminadores. Dentro dessa perspectiva, possui uma linguagem bastante simples, objetiva e intuitiva, dotado de técnicas de produção que possibilitem uma usabilidade eficaz por parte do usuário, utilizando, por exemplo, a narração no auxílio da resolução dos desafios. Dessa forma, o simulador tem o objetivo educacional de capacitar o aluno para realização dos procedimentos, buscando similaridade ao ambiente de produção real.

O simulador foi desenvolvido em 3D, com uma câmera em primeira pessoa, que simula a visão do aluno. O cenário foi baseado nas instalações da própria GERDAU, de modo a aproximar ao máximo a experiência à realidade. O principal objetivo é aprender a realizar a troca de canais sem nenhuma falha ou acidente, seguindo os procedimentos e normas da empresa.

O aprendizado no simulador tem três momentos distintos: Ambientação, Desbaste e Intermediário. Após estas três etapas, o aluno passa por uma avaliação onde terá que completar com êxito 100% dos procedi-mentos para a conclusão do treinamento.